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Mídias interativas e biblioteca


CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A atividade proposta pelos professores do Módulo VII – Tendências, mercado e educação partia da problemática: “Em uma sociedade projetada pela ciência, cuja dinâmica social se esgarça na forma de conhecimento, principalmente tecnológico, inventar o futuro significa desvelar pensamentos, vetores, o próprio vórtex para um amanhã imaginado hoje. Isto significa dizer que o Zeitgeist contemporâneo tem o signo da ciência, regido pela invenção de futuro e seu modelo segue a estruturo do ecossistema. Diante dessa realidade, como projetar o futuro de ecossistemas de negócio e da educação? Se Uber e AirBnb são modelos de ecossistemas de negócios que se aproximam do conceito de compartilhamento, como pensar seu futuro e como educar para esse futuro e como as Mídias Interativas podem protagonizar esses modelos?”. Após análise do desenvolvimento do trabalho e do produto final, foi possível fazer as seguintes considerações:

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO EM RELAÇÃO ÀS DISCUSSÕES SOBRE INOVAÇÃO

 Durante a fase de estudos, levantamento da problemática e desenvolvimento do produto final fica muito evidente a preocupação dos alunos em desenvolver tanto a discussão como, principalmente, a solução final dentro de um aspecto de inovação, sempre questionando a razão pela qual o objeto de estudo, no caso as bibliotecas, ainda estarem presas numa velha mentalidade, arcaica às vezes, que limita seu campo de atuação bem como coloca em risco sua sobrevivência, uma vez que a prática de disponibilizar e emprestar livros físicos parece cada vez mais reduzida a um número progressivamente menor de pessoas que se interessam por esse modelo de atuação, como também dispõe de algum tempo livre em horário comercial para frequentar uma biblioteca tradicional. As discussões, o levantamento de dados e a problematização dos discentes sempre trafega dentro do campo da inovação, seja questionando o papel das bibliotecas no atual contexto de pós modernidade ou elaborando hipóteses de atuação dessas instituições, considerando as mais diversas tecnologias contemporâneas que permitem uma nova perspectiva e até mesmo uma ressignificação do conceito de biblioteca.

2. RELEVÂNCIA DO TEMA E DO PROJETO APRESENTADO

O tema escolhido pelo grupo de estudantes é muito interessante, pois as bibliotecas, ainda hoje, assumem um papel muito importante tanto na catalogação como, sobretudo, na divulgação do conhecimento humano acumulado. As bibliotecas são importantes aliadas do processo educativo, uma vez que acumulam um extenso número de obras e materiais com as informações que as escolas e universidades querem que seus alunos investiguem, e, a partir dessa investigação, construírem sua própria visão de mundo e se prepararem para atuarem nas suas próprias comunidades. Devido a importância das bibliotecas no processo educativo, muitas escolas não só querem ter o suporte de uma dessas instituições como também criaram suas próprias bibliotecas escolares, uma vez que tal instituição potencializa o processo educativo ao fomentar o estudo e acesso ao conhecimento. Segundo VÁLIO, “a biblioteca escolar é uma instituição que organiza a utilização dos livros, orienta a leitura dos alunos, coopera com a educação e com o desenvolvimento cultural da comunidade escolar e dá o suporte ao atendimento do currículo da escola.”
O projeto apresentado pelos alunos é muito relevante, uma vez que procura dar uma nova perspectiva para a instituição biblioteca que, devido às transformações proporcionadas pelo avanço tecnológico, vê seu papel tradicional ser questionado e perder significância.

3. VÍNCULO DO TRABALHO COM A PROPOSTA CENTRAL DO INMÍDIAS

 Os alunos elegeram como solução para a problemática apresentada no Módulo VII uma proposta de biblioteca digital, que oferece conteúdos digitalizados e acessíveis a partir de dispositivos eletrônicos, muito abundantes atualmente, como também que faz uso de diversas tecnologias modernas, tais como as tecnologias da informação e comunicação (TICs). O projeto apresentado está embasado dentro da proposta do Curso de Especialização em Mídias Interativas – InMídias, da Universidade Federal de Goiás. A solução explanada pela turma busca ressignificar o conceito de biblioteca, que hoje não atende satisfatoriamente as atuais necessidades educacionais devido ao avanço tecnológico e as consequentes mudanças de comportamento, apresentando novos aspectos para a função básica da biblioteca, como o acesso ao conhecimento, quanto também novos serviços, evidente no conceito de espaço all in one, que a turma enfatizou ao longo do trabalho.
A proposta central do InMídias tem como foco o fomento do empreendedorismo digital e do uso das mídias oriundas das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como instrumentos para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas secularmente e cotidianamente enfrentados pelas pessoas. A proposta de uma biblioteca digital atende esses parâmetros, não só porque usa algum tipo de tecnologia, mas principalmente devido à ênfase da busca por devolver a importância e ressignificar uma instituição que tem sua imagem completamente associada ao conceito da educação, fazendo isso através do uso de mídias digitais.

4. CRÍTICAS SOBRE O TRABALHO APRESENTADO

O trabalho apresentado foi construído a partir de muito estudo e análise dos conceitos e da problemática levantada, devido a isso apresenta uma proposta de solução muito interessante e bem elaborada. Mas mesmo sendo organizado por pessoas competentes e estando embasado em muito estudo e pesquisa, não deixa por apresentar pontos que poderiam ser questionados ou melhorados, tais como:

·         Proposta pouco inovadora
A proposta apresentada acaba por não ser tão inovadora quanto se espera, uma vez que o conceito de biblioteca digital já está amplamente difundido, embora ainda não sejam tantas, cada vez mais universidades e outras fomentadoras de atividades educativas tem investido na construção e conversão de bibliotecas digitais. Por isso a proposta não se apresenta tão inovadora, uma vez que não vai além do que já se conhece como biblioteca digital ou virtual.

·         Digitalização de livros e documentos
A digitalização de livros e documentos e a disponibilização de tais materiais ao acesso público esbarra em muita resistência por parte de detentores de direitos autorais, uma vez que facilita o desvio desses materiais para atividades de pirataria, o que acaba se tornando em prejuízo para o autor. Existem muitos materiais de domínio público que poderiam ser digitalizados e colocados à disposição dos usuários, mas a grande maioria dos materiais com conteúdos significantes que estão em domínio público já forma digitalizados, dispensando esse trabalho, os que ainda não foram digitalizados, ou já elaborados por meios digitais, são na sua maioria materiais pouco interessantes e procurados pelo público.

·         Formato estático dos materiais digitalizados
Os documentos quando são digitalizados, geralmente são convertidos no formato PDF, que é um formato estático e, principalmente no caso de digitalizações de livros e materiais impressos, se torna um formato que permite pouca ou nenhuma edição, impossibilitando sua conversão em formatos mais maleáveis e adequados para dispositivos com telas pequenas, como smartphones, e-readers e até mesmo alguns laptops e tablets de telas menores, dispositivos extremamente populares em nosso tempo, mais populares e acessíveis até do que computadores convencionais. Devido a essas características do formato PDF, uma biblioteca digital que faz uso extensivo desse tipo de arquivo acabaria por se tornar mais excludente do que inclusiva, u7ma vez que limitaria o acesso de tais documentos apenas aos computadores convencionais.

·         Controle de acesso aos materiais disponibilizados

O controle de acesso aos materiais disponibilizados na proposta de biblioteca virtual é interessante do ponto de vista da inovação tecnológica, porém, peca na facilidade e universalização do acesso aos materiais disponíveis na biblioteca. Uma vez que consideramos a biblioteca como uma instituição cujo papel é catalogar e reunir o máximo de conhecimento e também possibilitar o acesso a esse conhecimento acumulado, criar controles digitalmente burocráticos acaba por dificultar tal acesso e desvirtuando o importante papel da instituição conhecida exatamente por facilitar o contato com o conhecimento.

5. CORREÇÕES, ALTERNATIVAS E NOVAS SUGESTÕES

A proposta apresentada seria mais interessante se apresentasse um conceito mais inovador, que fosse além dos conceitos conhecidos como biblioteca digital tradicional. Uma biblioteca multimidiática colaborativa seria mais interessante, uma vez que seria uma instituição que faria uso das tecnologias modernas e ao, mesmo tempo, usaria o conceito de colaboração, permitindo a interação dos mais diversos intelectuais e através das diversas formas de mídias, não apenas livros físicos e digitais, mas também áudio, vídeo, etc. Ao construir sua própria base de informações, tal biblioteca não esbarraria na questão dos direitos autorais, visto que quem se prontificasse a colaborar estaria cedendo seus direitos à instituição, não para a venda dos materiais elaborados, mas para a livre divulgação. Uma vez que o banco de dados dessa proposta de biblioteca seria inteiramente construído, esse banco seria feito usando os mais diversos formatos de arquivos de texto, sobretudo os editáveis, tais como o TXT, o EPUB e o HTML, que são formatos populares pela facilidade de edição e conversão que oferecem.
A biblioteca não teria controle de acesso ao seu conteúdo, exceto para aqueles que voluntareamente quisessem se cadastrar e personalizar seus perfis pessoais e criarem listas de interesses entre outros, o acesso aos conteúdos e artigos seria irrestrito e totalmente adaptado para qualquer tipo de dispositivo e para divulgação através de redes sociais e mensageiros, o que potencializaria a função de fomentadora da educação e do conhecimento, tradicionalmente atribuída a biblioteca.

 REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências. 2008.

MARTINS, Breno et al. Mídias interativas e biblioteca. Trabalho final do Módulo VII do Curso em Especialização em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, 2018.

VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, v. 2, n. 1, 2012.

BEZERRA, Maria Aparecida da Costa. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. CRB-8 Digital, v. 1, n. 2, p. 4-10, 2010.

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